Uma vez contratado o Consultor Empresarial, para que seus serviços possam ser prestados e para que ele possa executar seus trabalhos, torna-se necessário estabelecer e seguir alguns procedimentos administrativos, que são a base e o apoio para que tudo saia a contento durante todas interações que ocorrerão.

Quais as permissões e limitações de interferência nas agendas e trabalhos dos colaboradores da empresa? Qual o local de trabalho e de reuniões do Consultor e sua equipe?

Todas as metodologias existentes na Consultoria Empresarial têm uma atividade que serve para ampliar, aprofundar, e esclarecer, comprovar, confirmar ou não algumas hipóteses e indicar alternativas de caminhos que os trabalhos devem seguir: a coleta de dados.

A coleta de dados vai fornecer ao Consultor Empresarial, um diagnóstico da Empresa-Cliente e ela pode ser feita através de entrevistas, questionários, análise de documentos e observação direta.

O objetivo do diagnóstico é revelar que virtudes e problemas e suas causas a organização da Empresa-Cliente tem naquele momento e contexto, bem como mobilizar as pessoas para uma ação.

O Consultor Empresarial deve ter atenção ao definir e administrar as ações que devem ser tomadas antes da sua entrada nas dependências da Empresa-Cliente, que tipo de divulgação deve ser dada ao tipo de trabalho, que realimentação de informações deve ser fornecida, qual a visibilidade física do Consultor na organização e assim por diante.

Após o diagnóstico o Consultor Empresarial deve estar em condições de estabelecer indicadores de desempenho e resultados; estabelecer o tempo de permanência e sobre a necessidade de presença física do Consultor; combinar as mudanças com a Empresa-Cliente, estabelecendo se os trabalhos serão executados pela equipe do Consultor, por funcionários da empresa ou juntos, Consultor Empresa-Cliente.

O momento ideal para o Consultor se desligar da Empresa-Cliente é ao término da implementação das mudanças, quando elabora o seu relatório final, mas, nem sempre isso é viável, normalmente o Consultor se desliga no momento em que se inicia a implementação.

O Consultor Empresarial deve ter em mente que cada trabalho deve agregar algo mais ao cliente, fazendo que ele tenha vontade e desejo de realizar contratos sequencialmente.

Cada entrega de um trabalho de consultoria é uma nova ação de pré-venda de outra natureza de serviços ou trabalho. O Consultor Empresarial pode manter o vínculo com sua Empresa-Cliente por meio de palestras, cursos, encontros e convites para festividades do cliente ou do Consultor.

Os novos trabalhos devem ser tratados como o primeiro, ou seja, "começar do zero", mesmo se as pessoas envolvidas forem as mesmas, a relação anterior servirá só como base para o novo relacionamento, como fator de harmonização e redução de resistência.

Referência Bibliográfica
CROCCO, Luciano; GUTTMANN, Erik. Consultoria Empresarial.  São Paulo: Saraiva, 2005. p. 99-117.

*Carlos Frederico Corrêa  da Costa é doutor em História Social, bacharel em Administração. Elaborou o projeto, implantou e coordenou  o Curso de Bacharelado em Administração do Campus de Aquidauana/UFMS