“Aos 40 anos, o cérebro começa a sentir o peso da idade.” – Carlos Bosco – neurologista .

O cérebro apresenta situações peculiares/únicas, diferentes entre as fases da vida ; infância , adolescência ,adulto , idosa . . .  as relações entre as células nervosas alteram-se e os neurônios vão apresentando alterações/ mudanças, nem sempre aceitáveis.

As mudanças são sentidas sob diferentes formas, principalmente na memória , na velocidade de captação de informações ,organização ambiental , leitura /interpretação de símbolos percebidos pelos sentidos . O cérebro na 3ª idade apresenta um atuar diferenciado , situação que devemos aprender a manter a mente ativa em busca de um amanhã menos desgastante .

O cérebro de uma criança desenvolve capacidade de aprendizado com melhor adaptação que uma pessoa idosa . Com o passar do tempo, a capacidade de guardar conteúdo de curto prazo é inferior ao de um adolescente/criança .O envelhecer é uma redução e começa a apresentar ‘dificuldades’ após  os 40 anos .

Ficar velho não é apenas declinar e perder competência . Incentivar o idoso a contar ‘pedaços da vida’, a lerem ,a escreverem , a assistir TV ,cinema , tocarem instrumentos musicais . . . acelerando a coordenação motora . . .

A expectativa de vida , segundo dados oficiais (2016) , temos para os homens 75 anos, assim o tempo produtividade foi ampliado . A memória , faz com que o idoso , esqueça o nome das pessoas ,em compensação estruturar juízos torna-se mais completo ,mais exato , aprimorando  momentos dedicados a finanças .

As pessoas idosas, usam geralmente os 2 hemisférios cerebrais , o que como adulto não o faziam. Com o avançar da idade , costumam lidar mais facilmente com as emoções com as informações , valorizando o que realmente importa .

O chegar da velhice tem muito a ver com a vida da pessoa , seu modo de agir , seus equilíbrios . A afinidade entre o cérebro e o corpo devem ‘subsistir’ em conjunto ; portanto , o tentar afinidades , buscando manter a mente sempre ativa é salutar . Buscar novos conhecimentos e experiências desenvolvem a rede de neurônios .

Uma atividade estressante , é um desafio para o cérebro na sociedade ,quando o idoso atravessa tal período , deve procurar sanear tal dificuldade , pois a memória , por certo será afetada . Reduzir a ansiedade é o caminho, a meditação é um início . . . difícil no início mas a sensação de bem estar traz motivação . Meditar é questão de  disciplina ,concentração e conforto .

Cuidar do cérebro exige perseverança , iniciando pelo hábito de deixar de fumar ; conhecer a Massa Corporal , para mante-la sob controle ; comer frutas , legumes , verduras diariamente ; dormir 8 horas de sono por noite ; conferir a pressão arterial , mantendo a normalidade ; não beber doses abusivas de álcool ; fazer hemograma afim de dectar diabete; fazer exame de tireoide ;conhecer os níveis de testosterona ; verificar seu nível  de esquecimento recente ou distante ; manter animais de criação . . .

Atitudes : - o que deve ser mudado e faze-lo , já é um bom começo para manter a mente ativada ; selecionar as informações , mantendo a ocupação em algo que realmente vale o esforço ( os detalhes podem alterar o relaxamento) ; faça exercícios do livre pensar , como foi o seu dia anterior ; o que comeu ; use uma agenda para estruturar seus compromissos , ações , pensamentos; . . . outros processos mais/mas os selecionados são suficientes . . .

“Os velhos sabem e querem ,mas não podem – os moços querem e podem , mas não sabem “ – Marques de Maricá (1773 / 1848) .

Fonte : -Segredos da Mente – Mistérios da Inteligencia –Ano 1 , nº 2 -2014

 
a.begossi -03/10/16