Os diplomados viram recepcionistas , faxineiros e auxiliares de escritório – F S P - 20/11/16 – Mercado 5 .
 V A L O R –quanto mais valor a empresa agregar a um produto mais bem sucedido ele será ;  -     - papel representativo de dinheiro ; - é a relação constante existente entre a quantidade e qualidade de bens  serviços disponíveis e os interesses que esses bens ou serviços possam despertar ; -nominal , real , comercial,produção ,estimativo,intrínseco , extrínseco; de uso, de troca ; . . . O termo Valor, possui várias acepções em relação ao momento da ação no cotidiano    . . . a escolha exige referencia ,a saber , as condições de mercado ( oferta x procura ). Envolvendo quantidade e qualidade de bens e serviços .
A pedagoga P.F.P 45 anos perdeu o emprego de professora em Agosto , não conseguiu assumir uma possível vaga equivalente, optando pela de babá , enquanto isso ,tem exercido como ‘bico’ a atividade de faxineira . A remuneração é baixa mas ‘ajuda’  na subsistência . Com a crise ascendente , milhares de brasileiros com diploma universitário , tem se sujeitado a ocupações com menor qualificação .
Faxineiro foi a 6ª ocupação que mais gerou vagas com carteira assinada para profissionais com ensino superior completo entre 2014/2015 . Outras funções procuradas que não exigem formação especifica –assistente administrativo , auxiliar de escritório , vendedor comercial , recepcionista . . . que criaram empregos .
A recessão (crescimento econômico lento ou negativo   ,acompanhado de desemprego crescente ; queda do PIB durante 2 trimestre consecutivo . . . ) contem no período substituto profissionais dispostos a receber menos por atividade já exercidas. Pagar menos e se possível exigir maior qualificação .O desemprego tem atingido chefes de família que por necessidade sujeitam-se a remuneração menores .Na realidade esses representantes desperdiçaram anos de estudo superior para nada . Ocupação típica de nível superior também sofreram pressões,mas mesmo assim , milhares de vagas foram extintas, próximas de 20.000 (2014/2015). . . Vitimas do subemprego; foram assim substituídos  - assistentes administrativos ;enfermeiros ;professor ; auxiliares de escritório ;faxineiros . . . ‘salve-se quem puder’; com ou sem diploma 1
A situação do pais é caótica, os poderes da Republica parecem não estarem em acordo .Fatos incertos estão presentes .O que deu certo, ou errado , leva-nos a uma série de variáveis cabíveis; de qualquer modo teremos descontentes em fins de mandato . . . 2018 não esta longe. E tudo isso nos faz lembrar K.Marx . . . ‘repetir primeiro como tragédia e depois como farsa . . . ‘
O Brasil estático como nunca , é um imenso fracasso, as instituições  estão em frangalhos . O desuso do diploma é uma mera situação circunstancial, ou como diria o filósofo da Pantaneta – ‘a solução será! coloca-lo no WC, com utilidade não vencida ! Segundo uns, esse será o ‘valor’ da  democracia  !             

a.begossi-09/12/16