Ancilostomíase

Discrição: É uma infecção intestinal causada por nematódeos, em caso de infecção leves,pode ser assintomática.

Dependendo da intensidade da infecção, pode acarretar anemia ferropriva crianças com intenso parasitismo pode ocorrer hipoproteinemia e atraso do desenvolvimento físico e mental.

Sinonímia: Amarelão, opilação, doença do Jeca Tatu.

Agente Etiológico: Nematóides da família Ancylostomidae: A. duodenale e Necator Americanus.

Reservatório: O homem

Modo de Transmissão: Os ovos que estão nas fezes são depositados no solo onde se tornam embrionados. A infecção nos homens se dá quando essas larvas infectantes penetram na pele, geralmente pelos pés, causando uma dermatite característica.

As larvas de A. caninum morrem dentro da pele e produzem a " larva migrans cutânea."

Período de Incubação: Semanas ou meses após a infecção inicial

Período de Transmissibilidade: Não se transmite de pessoa a pessoa, o indivíduos infectados contaminam o solo durante vários anos,quando não são tratados adequadamente.

Em condições favoráveis, as larvas permanecem infectantes no solo durante várias semanas

Complicações:Anemia, hipoproteinemia, podem ocorrer insuficiência cardíaca e anasarca. A migração da larva através dos pulmões pode causar hemorragia e pneumonia.

Diagnóstico: Clínico, em geral, devido ao prurido bem característico.O diagnostico laboratorial é realizado pelo achado de ovos no exame de fezes, através dos métodos de Lutz, Willis ou Faust , realizando-se , também a contagem de ovos pelo Kato- Katz.

Diagnostico diferencial:Anemia por outras etiologias, outras parasitoses .

Tratamento:Mebendazol,100 mg, 2 vezes ao dia durante 3 dias consecutivos.O seu uso em gestante não é recomendado ,essa dose independe do peso corporal e da idade.O Albendazol 2 comprimidos pode ser usados, em dose única VO, 1 comprimido equivale a 200 mg .O controle de cura é realizado e nos 7°, 14° e 21° dias, após o tratamento, através de exames parasitológicos de fezes.

Características epidemiológicas: Distribuição universal.No Brasil,predomina nas áreas rurais ,estando muito associada a áreas sem saneamento e cujas populações têm como habito nadar descalços

Objetivos:Diagnosticar e tratar precocemente todos os casos,evitando-se, assim, as possíveis complicações.

Notificação: Não e doença de notificação compulsória.

Medidas de controle:Educação em saúde , hábitos pessoais de higiene ,como, lavar as mãos antes das refeições e o uso de calçados.Evitar a contaminação do solo mediante a instalação de sistemas sanitários para eliminação das fezes dos homens, especialmente nas zonas rurais( saneamento básico).Tratamento das pessoas infectadas.

Aquidauana, 21 de Agosto de 2007.

Referência:
Doenças Infecciosas e Parasitárias

VITOR MAKSOUD
MÉDICO - CRM-MS-61